quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Para um momento Suntory...




Cult por excelência – talvez seja essa a melhor definição para Encontros e Desencontros. É o tipo de filme que fica encostado na prateleira da locadora pegando poeira, pois quem assistiu e gostou fez questão de comprar o seu, e quem assistiu e não gostou faz questão absoluta de impedir que outras pessoas o aluguem (mesmo que essas outras pessoas sejam desconhecidos à procura de qualquer porcaria para um sábado à tarde).

Dirigido por Sofia Coppola (sim, ela é filha do “hômi”, e prima de Nicolas Cage), traz a história de Bob Harris (interpretado por Bill Murray), um ator decadente que visita o Japão para estrelar uma campanha de uísque, e que acaba conhecendo a bela, linda, estonteante, indescritível Charlotte (ai, Scarlett Johansson!), esposa de um fotógrafo workaholic. Vivendo temporariamente no país, e sem falar uma palavra de japonês, os dois logo acabam partilhando uma amizade que aos poucos se transforma em amor platônico. Portanto, para aqueles que procuram por cenas de sexo ardente ou paixões torrenciais, esqueçam. Se for o caso, alugue o filme da Leila Lopes, porque em Encontros e Desencontros, até os diálogos são contidos e com poucas falas. Mas isso só destaca ainda mais as atuações, e reforça o registro da solidão de duas pessoas que em diversos níveis não entendem a cidade onde estão - e por sua vez não são entendidas por ela.

Ironicamente, essa falta de comunicação causa uma espécie de isolamento em plena Tóquio, com suas ruas abarrotadas de gente o tempo todo. Mesmo assim, as belíssimas locações, a fotografia impecável e a trilha sonora sublime ajudam o espectador a entrar no clima e querer realmente conhecer a cidade. Alguns detalhes chegam ainda a dar um certo tom cômico, todos em cenas de Bill Murray, como no trecho em que Bob Harris assiste a um antigo filme seu com dublagens em japonês, ou quando participa de um programa de TV.

E num caso raríssimo, embora o título original Lost in Translation seja mesmo o mais apropriado, tanto a versão brasileira Encontros e Desencontros como a portuguesa O amor é um lugar estranho não ficaram tão más assim. E por enquanto é isso, que só de escrever essas poucas linhas já me deu vontade de assistir de novo. Lá vou eu...

P.S.: O título do texto se refere ao slogan usado por Bob Harris, "For a Suntory moment...", do uísque Suntory.

Encontros e Desencontros
(Lost in Translation)
Gênero: Drama/Romance
Direção: Sofia Coppola
Elenco: Bill Murray, Scarlett Johansson, Anna Faris, Giovanni Ribisi

Japão - 103 min. - 12 anos

Nenhum comentário: