quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Escolha entre chorar de rir ou morrer de raiva


Nos últimos anos, um fenômeno tem se tornado muito comum na indústria cinematográfica, especialmente em Hollywood. Paralelo ao lançamento de cada blockbuster, pequenas empresas independentes fazem suas próprias versões trash do filme em questão, lançando diretamente nas locadoras o plágio daquilo que é exibido no cinema. Num exemplo clássico, podemos citar o auto-intitulado "mestre do terror" Ulli Lommel. Assim que superproduções como Dália Negra e Zodíaco foram lançadas nos cinemas norte-americanos, o "mestre" teve a pachorra de enganar um sem-número de incautos que visitaram as locadoras e encontraram os esperados filmes, ainda em cartaz, recém-lançados ali, na esquina de casa.

Porém, tal tipo de filme, singelamente apelidado de 'engana-trouxa', tem chamado a atenção do público, justamente pela tosqueira devido à falta de verbas no orçamento. Porque no final, não importa o gênero do filme, o resultado é sempre o mesmo: gargalhada atrás de gargalhada. E nesse quesito, S.W.A.T. 2 - Los Angeles em perigo, é hors-concours. A começar pelo título. Embora o nome original seja SWAT- Warhead One (ou SWAT - Ogiva Um, em tradução livre), o fato de acrescentar o "2" na versão abrasileirada foi uma jogada de mestre, já que o pessoal nas locadoras já foi pensando se tratar de uma continuação do primeiro, aquele que tinha Colin Farrel e Samuel L. Jackson. Mas ao botar o DVD pra rodar, que decepção! Ao invés do conhecido bonitão de Hollywood, encontravam o lutador de kickboxer e competidor de vale-tudo Olivier Gruner no papel de Luc Remy, um agente da SWAT que passou por uma experiência desastrosa, e agora tem que enfrentar seus traumas e recuperar uma ogiva nuclear prestes a explodir em L.A., além de derrotar o chefão terrorista Peng.

Falando assim, até que não parece tão ruim, mas espere pelos detalhes sórdidos. O primeiro item a destacar é a atuação, a mais apática possível, não apenas de um, mas de todos os atores! Exprimindo suas emoções à la Steve Segall, é como se eles estivessem constrangidos de estar ali, se prestando a aquilo. Outro destaque fica por conta dos (d)efeitos especiais. Garanto que quem assistir jamais esquecerá a cena da explosão do helicóptero. É daquelas cenas que a gente volta, vê de novo mais 2, 3 vezes e não acredita. Nem naquelas montagens dos anos 60 é possível ver alguma coisa tão tosca e bizarra. Até aquele seu sobrinho de seis anos de idade faria melhor, desenhando no laptop da Xuxa. Isso sem contar o incêndio simulado com luzes vermelho-alaranjadas jogadas na parede e uma chama azul de fogão no pé da tela, e as pistolas que não tem 'furos' nos canos!

Pra completar, a coreografia de luta é a pior que se pode imaginar: os vilões antecipam os movimentos e ficam esperando o mocinho bater, no melhor estilo "Os Trapalhões". E com aquele barulhinho clássico de soco, só ficam faltando os balõezinhos com Tum!, Pow!, Soc!. Numa das melhores cenas, Remy se depara com dois bandidos, um vestido todo em vermelho e o outro de branco. Após rendê-los, ao invés de apenas prender os dois, ele guarda a arma e parte pra porrada em cima da dupla. Ao começar a apanhar dos malfeitores, ele saca a pistola, rende os infelizes novamente, e adivinhe? Volta a guardar a arma e vai pra porrada de novo! E como se não bastasse, no final da cena, ao derrotar a dupla, um deles simplesmente desaparece, num erro de continuidade incompreensível. Isso sem contar, é claro, as montagens feitas a partir de trechos de filmagens alheias, como fazia o mestre Ed Wood. No final, eu estava chorando de rir, mas não sabia mais se por causa do filme em si, ou de pensar nas hordas de desavisados que devem tê-lo alugado pensando num filme sério. É com certeza o pior filme que já assisti na minha vida, e um dos mais engraçados também.

Enfim, daqui a alguns anos, com certeza SWAT2 figurará entre os clássicos do Trash plagiador, ao lado dos filmes de "Bollywood", a capital indiana especializada no gênero. Pra mim, já virou referência. Mas, antes disso, pense bem antes de alugar.

(P.S.: texto dedicado a Michel Calil, grande apreciador de tosqueiras como essas)

S.W.A.T. 2 - Los Angeles em perigo
(SWAT- Warhead One)
Gênero: Pseudo-Ação/Comédia/Trash
Direção: David Huey
Elenco: Olivier Gruner, Rebecca Ferratti, Gerald Okamura, Mel Novak

EUA - 100 min. - livre

2 comentários:

Sandra Tavares disse...

Oi Fábio,
Que legal que foi no meu blog.
Respondi seu comentário lá. Pra facilitar, meu blog é sobre futebol em geral e já que falou sobre o Telê, vou escrever sobre ele em breve. Apareça mais. Abraço :)

Flávio Faria disse...

Excelente, o único cara que conheço que deu R$4 para a locadora para ficar um dia com esse filme! hahahah

Abração mano, atualiza essa merda!